Para que serve o Encceja 2024

Atualmente se a pessoa quiser ser bem vista no mercado de trabalho, é fundamental que ela tenha pelo menos o certificado dos níveis mais básicos de educação. Mas, nem sempre é possível que a família conclua o ensino fundamental ou médio por fatores externos, como a necessidade de começar a trabalhar para complementar a renda familiar, ou por exemplo, casos de gravidez na adolescência.  Com isso, existem políticas públicas para que essas pessoas consigam reingressar no ensino formal e dessa forma, voltar a estudar. Através disso, aqueles que não concluíram o ensino primário secundário podem inscrever-se no Encceja, que é o exame nacional de certificação de competências para jovens e adultos.

Por isso, se você quer saber para que serve o Encceja, basta continuar a leitura que nós te ensinaremos sobre isso.

encceja-para-que-serve

O que é o Encceja?

Antes de tudo é necessário entender o que é o Encceja. Basicamente, o Encceja é um exame que serve para avaliar o nível de conhecimento de jovens ou adultos que pretendem obter o certificado de concluindo o ensino primário ou sem estar matriculado no ensino regular. Somente os jovens que já não tenham idade suficiente para frequentar o ensino primário ou secundário podem apresentar-se a exame, com vista à obtenção de um diploma.

Assim, quem pretender concluir os seus estudos no Encceja, obtendo o seu certificado de magistério primário ou secundário , deve ter em conta que é necessário passar por um teste para o fazer. Em ambos os casos, tanto para a certificação do ensino fundamental quanto para a certificação do ensino médio, a prova de duas equipes, ou seja, um dia inteiro.

Assim, a pessoa faz uma prova de 120 e uma redação, com 60 questões pela manhã e questões à tarde, além de uma redação. Além disso, o interessado em preencher o Encceja deve ter em mente que deve se inscrever e, portanto, deve estar atento aos prazos. Dessa forma, a coisa mais importante é que o aluno deve ficar atento ao prazo de inscrição para conseguir fazer sua matrícula na prova do Encceja, pois só fazendo a inscrição dentro do prazo é que conseguirá participar.

ENCCEJA 2024:  Encceja 2024 - Data da Prova

Em relação ao conteúdo que pode ser para o teste, o aluno deve ter em mente que o teste é baseado no programa básico. Em outras palavras, os alunos primários podem estudar no currículo primário e os alunos secundários podem fazer o mesmo para o secundário. Outro problema é que é importante não deixar de lado a questão da escrita porque tem um peso significativo e é necessário obter no mínimo 5 pontos para obter o certificado Enceja.

para-que-serve-encceja

Regras do Encceja

Além do que temos já citado, é necessário que o aluno tenha em mente que existem regras básicas para que seja possível terminar os estudos pelo Encceja. Inicialmente, deve-se ter em mente que existe uma idade específica para poder participar do Encceja, pois haveria muita lacuna para os alunos estudarem regularmente para passar na prova.

Assim, a regulamentação da faixa etária para o ensino fundamental gira em torno de 15 anos para o ensino fundamental, idade em que o aluno terminaria o ensino fundamental. Para os alunos do ensino secundário, a idade mínima para fazer o Encceja é 18 anos, idade em que o aluno está a estudar.

Desta forma, além da idade mínima, é necessário atingir a nota mínima na prova para poder obter o certificado do Encceja e concluir os estudos.

Já para a obtenção do certificado do Encceja, é necessária uma classificação de 5, e a classificação geral varia de 0 a 10. Quanto às provas objetivas, é necessário ter no mínimo 100 pontos em cada uma das partes da prova, sendo que cada equipe a prova é composta por 60 questões, já mencionamos. Somente com esses critérios pode o aluno solicitar o certificado do Encceja para concluir seus estudos.

ENCCEJA 2024:  Cartão de Confirmação ENCCEJA - Consultar e Imprimir

serve-encceja

Para que serve o Encceja?

O Encceja serve e é uma ótima alternativa para aqueles estudantes que precisaram sair da escola para realizar outras atividades, como por exemplo, para ajudar na renda da casa. Assim, esses jovens estarão mais qualificados profissionalmente, podendo apresentar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Apesar do Encceja servir para terminar seus estudos, é preciso que o jovem tenha em mente que caso ele possa frequentar o ensino regular, ele deve fazer isso. Isso porque, no ensino regular há aulas ministradas que ajudam o estudante a absorver e assimilar o conteúdo, o que não é feito quando a pessoa termina seus estudos a partir do Encceja.

Dessa forma, a pessoa consegue uma nova forma de reingressar com mais chances dentro do mercado de trabalho. Isso porque, hoje em dia, assim como citamos, fica bem difícil para a pessoa que não terminou os estudos conseguir melhores oportunidades de emprego e dessa forma, o Encceja vem fazendo um papel muito importante.

 

5/5 - (1 vote)
Mais sobre o Encceja
Encceja 2023: Resultado
encceja-resultado

Resultado do Encceja 2023 Você, assim como outros brasileiros não teve a oportunidade de concluir seus estudos? Pois bem, para estes Leia Mais

Encceja 2024 – Data da Prova
inscricao-encceja

Data da Prova do Encceja 2024 O Encceja - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é Leia Mais

Encceja Provas
Encceja-prova

Provas Encceja - Confira os Locais e Datas da Prova O ENCCEJA é constituído pelas provas de língua portuguesa, língua Leia Mais

Encceja – Como Funciona
encceja-como-funciona

Como Funciona o Encceja A realidade de muitos brasileiros é que por conta de outras obrigações e necessidades, acabaram se Leia Mais

Novas Regras para se Inscrever no Encceja 2024

Equipe ENCCEJA

A equipe de redação do ENCCEJA.NET é composta por especialistas em vestibulares, sempre buscando os melhores conteúdos atualizados, o site é o pioneiro com dicas para o Encceja e está no ar desde 2010, nesse período ajudamos milhares de pessoas a conseguir aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.



Se gostou, curta e compartilhe: