Temas de Redação Encceja – Dicas para Fazer a Redação

Temas de Redação Encceja – Dicas para Fazer a Redação
5 (100%) 11 votes

Redação Encceja

O Encceja é um grande desafio para diversas pessoas, já que muitos estudantes só haviam feito o ENEM até agora. Desse modo, um dos pontos mais importantes é a redação do Encceja, que é o que mais vale pontos.

Nem todo mundo tem habilidades para fazer redação. Mas fique tranquilo. Abaixo vamos te ajudar com dicas para fazer redação Encceja.

redacao-encceja

Como fazer redação Encceja

Para fazer a redação do Encceja você precisa estar bem informado. Praticar a redação Encceja também é essencial para quem quer praticar e tirar uma boa nota na redação encceja.

O Encceja cobra redação dissertativa- argumentativa, geralmente com pelo menos 25 linhas e no máximo 30 linhas. Mas a maior dificuldade das pessoas é sobre o tema da redação Encceja. Veja abaixo como se preparar bem!

Temas redação encceja

Os temas de redações de exames em geral, seja para o vestibular, Enem ou para o Encceja, geralmente tratam de assuntos polêmicos e que estão em evidência. Por exemplo, o sistema político brasileiro, a atuação do presidente dos Estados Unidos, questões que afetem a população mundial, como água, energia, poluição, sustentabilidade, gênero, dentre outras, podem cair no Encceja.

Possíveis Temas da Redação do Encceja

Assim, temas como: meio ambiente; crescimento populacional; tecnologia; questões religiosas e de intolerância; extremismos; democracia; oriente médio; preconceitos; redes sociais; violência urbana; corpo e estética; saúde; dengue; liberdade de expressão e de pensamento; bullying; recursos naturais; família; questão da menoridade penal; crianças; desigualdades em todas as suas vertentes; feminismo; tipos de geração de energia sustentável, diferenças culturais e muito mais podem ser cobrados na redação Encceja.

possiveis-temas-redacao-encceja

Como fazer redação encceja

Para fazer redação Encceja é preciso que você faça uma boa estrutura de texto. Organize os parágrafos em introdução, desenvolvimento e conclusão. Jamais ultrapasse o número de linhas, pois você perderá nota.

Use o português culto. Fique atento às novas regras de ortografia vigentes do País. Nunca use gírias. Se usar, seja comedido e as coloque entre aspas. Um texto limpo e claro é muito melhor do que um texto todo estranho.

Desse modo, se tiver dificuldade, opte pelo simples. Nunca coloque informações das quais você não tem certeza. Isso vai tirar muitos pontos de você ou até te reprovar na redação encceja.

Tente ver jornal, ouvir rádio, acessar sites confiáveis de notícias na internet. Assim, você vai ter muito mais base para fazer texto encceja.

Esses são alguns temas que podem ser cobrados no Enccejae que podem te ajudar no treinamento para fazer redação encceja. Tente verificar com seus professores ou colegas outras dicas para fazer redação Encceja. Muitas vezes isso pode te ajudar durante a prova.

A apostila do Encceja que indicamos aqui, também trás técnicas super simples de como fazer a redação e tirar nota máxima, com isso você garante a aprovação.

Dicas para a Redação do Encceja

Prova encceja

A prova encceja é destinada para pessoas que queiram ter certificado do ensino fundamental ou médio e a crescer profissionalmente.

É um exame realizado anualmente, e que prevê a aplicação de provas objetivas e redação a fim de verificar o nível de conhecimento dos estudantes que desejam ter certificados de ensino fundamental e médio.

Dessa forma, as inscrições encceja são normalmente abertas no meio de cada ano, com provas ao final do ano, para avaliar esses conhecimentos e proporcionar uma melhor qualificação para quem deseja ter mais chances no mercado de trabalho.

temas-redacao-encceja

Atualmente, é imprescindível ter ensino fundamental e médio para conseguir uma melhor remuneração para que se possa ter uma vida minimamente digna. O mercado de trabalho não está fácil e é por meio do certificado Encceja que a vida de muita gente pode melhorar.

Isto posto, não deixe de fazer o exame encceja. Se você já perdeu a inscrição do encceja desse ano, fique tranquilo, pois o ano que vem tem outro exame. Mas como qualquer prova, é ideal que você realmente estude para fazer o encceja, especialmente se ficou algum tempo parado. Não é preciso ficar nervoso para fazer a prova.

Estudar para encceja

Você pode estudar para o Encceja por meio de materiais de qualidade existentes na internet ou até mesmo em livrarias, ou, ainda, por meio de apostilas que você pode comprar em muitos locais do País.

Não deixe de se preparar. Caso não tenha passado nos anos anteriores no Encceja, a maior questão é não desistir jamais. Você pode ser aprovado em algumas matérias e ter outras pendentes em anos posteriores para fazer exame do Encceja e fazer a prova apenas nas matérias onde reprovou.

Com a era digital é possível ter acesso a vídeos, grupos de estudo encceja pela internet e redes sociais, troca de ideias, bem como incontáveis tipos de materiais pela internet. Basta ter vontade e disciplina de estudar para Encceja e ter o seu certificado o mais breve possível.

Para mais informações, acesse o site do Encceja ou do MEC para saber tudo sobre o programa.

Mais Sobre o Encceja 2018

  • Apostila para o ENCCEJA ENCCEJA Apostila para Estudar Prepare-se para este exame que permite concluir o ensino fundamental e médio, tanto dentro como fora do país. Confira esta opção de eliminar o ensino médio […]
  • Inscrições Encceja 2017 Inscrição Encceja 2017 O ENCCEJA é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e este é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem como finalidade […]
  • Encceja 2018 Página do Participante Página do Participante Encceja 2018 O Encceja é um exame oferecido no Brasil para jovens e adultos que não conseguiram ter diplomas de ensino fundamental em médio no “prazo convencional”. […]
  • Encceja 2018 Simulado Simulado Encceja 2018 O Encceja 2018 é a oportunidade de jovens e adultos que precisam de uma certificação dos ensinos fundamental e médio. No entanto, para que isso aconteça é preciso […]
  • Encceja – O que estudar, Material O que estudar para a prova do Encceja O Encceja, o programa do Governo cujo objetivo visa a avaliação da competência e habilidade daqueles jovens e adultos que por determinados motivos […]


Comentários em Temas de Redação Encceja – Dicas para Fazer a Redação
  1. Cássia Militão

    Qual a diferença entre a redação do Encceja e a Redação do ENEM? Posso usar a apostila do ENEM para estudar?

    • admin

      Além da média mínima exigida ser menor no Encceja, a exigência de temas muito complexos que acontece no ENEM, não acontece no ENCCEJA, tornando assim a redação do Encceja um pouco mais fácil que a do ENEM. Porém é a parte mais importante para quem deseja aprovação. As dicas das apostilas do ENEM servem sim para o do ENCCEJA, caso você tenha, pode usa-la para estudar, caso não tenha, melhor usar a do Encceja mesmo.

Deixe seu comentário