Possíveis Temas de Redação do Encceja 2024

Hoje em dia, para que a pessoa possa conseguir uma boa oportunidade no mercado de trabalho é preciso que ela tenha determinado grau de escolaridade. Apesar disso, nem sempre é possível que a pessoa conclua o ensino fundamental ou médio devido a alguns fatores, como a necessidade de começar a trabalhar para complementar a renda familiar, por exemplo. Dessa forma, o governo criou formas de ajudar essas pessoas a concluírem seus estudos e assim ter mais chances de conseguir boas oportunidades no âmbito profissional. Assim, quem não concluiu o ensino fundamental ou médio pode terminar seus estudos através do Encceja, que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Para isso, é importante estar atento a algumas informações, como o por exemplo, os possíveis temas de redação do Encceja.

Por isso, se você quer saber em relação aos possíveis temas de redação do Encceja, basta continuar a leitura que nós te ensinaremos tudo o que você precisa saber sobre isso.

encceja-temas-redacao

O que é o Encceja?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é o Encceja. Basicamente, o Encceja é um exame que serve para avaliar o nível de conhecimento do jovem ou adulto que pretende obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio sem estar matriculado no ensino regular. Ou seja, apenas jovens que não estão mais na idade de cursar o ensino fundamental ou médio podem participar do exame, de modo a conseguir um diploma.

Assim, quem deseja terminar os estudos a partir do Encceja, conseguindo sua certificação do ensino fundamental ou médio, deve ter em mente que é preciso fazer uma prova para isso. Em ambos os casos, tanto para a certificação do ensino fundamental quando para a certificação do ensino médio, a prova tem a duração de dois turnos, ou seja, um dia todo. Assim, a pessoa faz uma prova composto de 120 questões e uma redação, sendo 60 questões na parte da manhã e 60 questões na parte da tarde, além de uma redação.

ENCCEJA 2024:  Apostila para o ENCCEJA

Além disso, a pessoa que tem interesse em terminar seus estudos a partir do Encceja deve ter em mente que é preciso se inscrever para participar e assim, é preciso estar atento aos prazos. Isso porque todos os anos existem prazos específicos para a inscrição do Encceja e caso o estudante perca o prazo, será possível fazer sua inscrição apenas no ano seguinte. Além de estar atento a outros pontos, como por exemplo, os possíveis temas de redação do Encceja.

Em relação aos conteúdos que podem ser estudados para a prova, o estudante deve ter em mente que a prova baseia-se no currículo básico. Ou seja, estudantes do ensino fundamental podem estudar a partir da grade curricular básica do ensino fundamental e estudantes do ensino médio podem fazer o mesmo, para o ensino médio. Outra questão é que importante não deixar de lado a questão da redação uma vez que ela possui peso importante e é necessário obter pontuação mínima de 5 pontos para obter o certificado do Encceja.

temas-encceja

Regras do Encceja

Além do que já citamos anteriormente, é preciso que o estudante tenha em mente que existem algumas regras básicas para que seja possível terminar os estudos através do Encceja. Inicialmente, é preciso ter em mente que existe uma idade específica para poder participar do Encceja, isso porque caso contrário existiria muita brecha para que estudantes deixassem o estudo regular para fazer a prova.

Assim, a regulamentação de faixa etária para a prova gira em torno de 15 anos para o ensino fundamental, idade em que o estudante estaria finalizando o ensino fundamental. Para os estudantes do ensino médio, a idade mínima para fazer a prova do Encceja é de 18 anos, idade em que o estudante estaria concluindo os estudos.

ENCCEJA 2024:  Inscrições Encceja

Dessa forma, além da idade mínima é preciso atingir a pontuação mínima na prova para que seja possível conseguir o certificado do Encceja e terminar os estudos. Como citamos, para a redação é preciso tirar uma pontuação de 5, sendo que a pontuação geral da mesma varia de 0 a 10. Já para as provas objetivas, é preciso ter uma pontuação mínima de 100 pontos em cada um dos turnos, sendo que em cada turno a prova é composta por 60 questões, assim como nós citamos. Apenas com esses critérios é que o estudante pode requerer o seu certificado do Encceja para terminar seus estudos.

temas-redacao-encceja

Possíveis temas de redação do Encceja

Um medo que muitas pessoas tem em relação à prova do Encceja é a redação. Assim, é possível se preparar com possíveis temas de redação do Encceja:

  • O crescimento da fome no Brasil;
  • Gravidez na adolescência;
  • Obesidade no Brasil entre jovens;
  • Combate ao assédio no trabalho;
  • A falta de acesso a internet no século XXI;
  • Impactos da Covid-19 na educação brasileira;
  • Saúde mental dos jovens após a pandemia;
  • Violência doméstica no Brasil.
3.2/5 - (4 votes)
Mais sobre o Encceja
Encceja Provas
Encceja-prova

Provas Encceja - Confira os Locais e Datas da Prova O ENCCEJA é constituído pelas provas de língua portuguesa, língua Leia Mais

Encceja Ensino Médio
encceja-ensino-medio

Inscrições Encceja Ensino Médio As inscrições para o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) podem Leia Mais

Encceja – Como Funciona
encceja-como-funciona

Como Funciona o Encceja A realidade de muitos brasileiros é que por conta de outras obrigações e necessidades, acabaram se Leia Mais

Encceja Exterior Inscrições, Como Funciona
prova-encceja-exterior-inscricoes

Encceja Exterior 2024 O Encceja,Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o exame que permite a certificação Leia Mais

Novas Regras para se Inscrever no Encceja 2024

Equipe ENCCEJA

A equipe de redação do ENCCEJA.NET é composta por especialistas em vestibulares, sempre buscando os melhores conteúdos atualizados, o site é o pioneiro com dicas para o Encceja e está no ar desde 2010, nesse período ajudamos milhares de pessoas a conseguir aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.



Se gostou, curta e compartilhe: