Encceja Tempo de Prova 2024
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de publica todos os anos o edital do Encceja, o teste que avalia jovens e adultos que não concluíram o ensino básico na idade indicada.
Como funciona a prova do Encceja?
Antes de tudo, é necessário entender como funciona o teste de certificação. Bem como, entender sua estrutura. A prova é composta por 30 questões do eixo objetivo, além da proposta de redação. Assim, o exame inclui a seguinte divisão:
- Ensino fundamental:
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e redação;
- Matemática;
- História e Geografia;
- Ciências Naturais;
- Ensino médio:
- Linguagem, códigos e suas tecnologias e redação;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências Humanas e suas tecnologias;
- Ciências naturais e suas tecnologias.
É importante sublinhar que, para obter um completo, é necessário que o candidato alcance 100 pontos em cada área do conhecimento. No teste, o participante precisa de mais 5 pontos para passar.
Quais os horários das provas?
Como já foi dito, o teste começa pela manhã e só termina à noite. Portanto, é necessário que o candidato preste atenção desde cedo. Confira aqui dicas para quem vai fazer em um local bem remoto.
- Encceja no turno da manhã:
- Portas do Encceja abertas: 8h;
- Início dos eventos do Encceja: 9h;
- Encceja na parte da tarde:
- Abertura de portas: 14h30;
- Início das provas: 15h30.
É necessário ficar o tempo todo na sala de prova?
De qualquer forma, chegamos a principal pergunta. E a resposta é não. Não é necessário ficar na prova de tempo. No entanto, a única restrição é que o candidato precisará fazer o menos uma hora em sala.
Depois disso, ele poderá sair sob a supervisão das provas. No entanto, é importante observar que o teste de dois turnos. Assim, o candidato terá que verificar que horas é a sua prova para não correr o risco de perder a hora do dia.
Inscrições para o Encceja 2024
A previsão de abertura das inscrições para o ENCCEJA 2024 é julho e agosto. A data exata ainda não foi divulgada, mas analisando calendários anteriores, é possível ter isso. O processo é feito inteiramente online, via participantes do Encceja no Inep. Lá, o candidato cria seu login e se cadastra, confirmando o interesse em participar da prova. Veja abaixo:
- Acesse a página do ENCCEJA no INEP e clique em “Inscrições 2024”;
- O candidato será transferido para o Gov.br, devendo informar o CPF e sua senha para acessar o site;
- Em seguida, o candidato deverá preencher todos seus dados pessoais;
- Escolha entre o certificado de ensino fundamental ou médio;
- Escolha a secretaria de educação ou instituto federal onde deseja emitir seu certificado de conclusão;
- Preencher o questionário socioeconómico;
- Consulte toda a informação, verificando se está correto;
- Envie o formulário.
Atenção, o INEP usará o endereço informado como critério para designar em qual unidade o brasileiro fará a prova. Ao final do cadastro, o sistema irá gerar um imprimível. Ele contém todas as informações sobre o aplicativo e a confirmação do registro.
Como emitir o certificado do Encceja?
Você obteve os pontos necessários para a prova do Encceja? Ótimo, o próximo passo é entregar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Para isso, basta ir ao Instituto Federal de Educação ou Instituto que você possui ao se matricular. O documento é entregue pessoalmente, em mãos, mediante apresentação de documento com foto do cidadão e número do registro.
Quem obteve a nota necessária numa das várias áreas aplicadas, mas não passou em todas, emite declaração de competência. Com ele, na próxima edição do exame, já garante a nota necessária nestes conteúdos, e após obter apenas as notas em falta. Nem todos os participantes do teste terão acesso ao certificado. Antes de tudo, terão que obter a nota do Encceja capaz de emitir o diploma.
- Prova objetiva: mínimo de 100 pontos;
- Redação: mínimo de 5 pontos.
Para consultar o resultado do Encceja 2024, o aluno deve acessar o site do INEP. O mesmo portal que você usou para você. Basta informar o número do CPF e cuja senha foi criada durante o login no site Gov.br. Ao acessar , o sistema publicará a nota obtida na prova objetiva e na redação.
Dicas para estudar para o Encceja
A princípio, os testes do Encceja não são considerados muito fáceis. Com efeito, o candidato deve responder a perguntas sobre assuntos muito variados em um único teste. Também é diferente para cada um dos níveis. No entanto, todas as disciplinas seguem a base comum nacional e os parâmetros curriculares nacionais.
Dessa forma, você pode ir até bibliotecas públicas da sua cidade, por exemplo, e buscar por livros que tenham os assuntos que são cobrados no ensino fundamental ou médio das escolas. Em geral, as pessoas que saem da escola costumam doar esses livros e dessa forma, você pode usá-los para estudar de forma aplicada e assim, vai conseguir garantir a sua tão sonhada certificação de ensino fundamental ou médio.
Novas Regras para se Inscrever no Encceja 2024
A equipe de redação do ENCCEJA.NET é composta por especialistas em vestibulares, sempre buscando os melhores conteúdos atualizados, o site é o pioneiro com dicas para o Encceja e está no ar desde 2010, nesse período ajudamos milhares de pessoas a conseguir aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
Se gostou, curta e compartilhe: