Entenda o que é o Encceja e o que significa 2024
Se você tem alguma dúvida sobre o que é o Encceja, você veio ao lugar certo. Este é um exame que ajuda muitas pessoas com mais de 15 ou 18 anos a concluir seus estudos. Com o certificado Encceja, os alunos têm a oportunidade de continuar seus estudos com um diploma e obter o tão sonhado ensino superior. Mas afinal, o que é esse exame?
O que é Encceja?
O exame nacional de certificação de competências para jovens e adultos é uma avaliação promovida pelo Instituto Nacional de Estudos de Investigação Educacional Anísio Teixeira para certificar os conhecimentos dos alunos do ensino básico e secundário há mais de anos.
Os alunos que pontuarem acima de 100 no exame são elegíveis para receber um Certificado de Conclusão para o nível de ensino ao qual se inscreveram. Esta é uma oportunidade para pessoas que não concluíram seus estudos na idade escolar tradicional.
Até 2023, bastava que os candidatos obtivessem uma nota do Enem e usassem a prova para obter o certificado de graduação. Porém, mudanças institucionais fizeram o Encceja o exame para receber esta certificação.
Como funciona e como fazer Encceja?
O Encceja tem uma estrutura semelhante ao Enem. O teste aplica 4 testes, com 30 questões objetivas e uma redação. A pontuação também é calculada pelo TRI , qual a chance de passar em uma questão por adivinhação e as questões de acordo com os níveis fácil, médio e difícil.
A certificação é concedida quando um aluno pontua 100 ou mais em todos os testes mais uma pontuação de pelo menos 5 no teste. O Encceja costuma ser aplicado semestralmente e, para participar, basta se inscrever no site oficial do exame no período de inscrição. Como ingressar na faculdade com a nota do Encceja?
Após obter o certificado de concluinte do ensino médio Encceja, o aluno já está apto a concorrer a vagas em cursos de ensino superior.
Porém, para isso, é importante matricular-se para obter habilidades de nível secundário – quem fez apenas para terminar o ensino médio ainda não pode iniciar uma graduação. Além disso, a nota obtida no Encceja pode estar no processo seletivo de determinadas instituições de ensino até mesmo para obtenção de bolsas para estudos superiores.
Assim, se você sonha em estudar em um curso de magistério, mas teve que interromper seus estudos ou não teve a oportunidade de ir à escola durante sua infância e sabe que o Encceja pode ajudá-lo a entrar faculdade. Agora que você sabe o que é Encceja e como pode fazer, não adie o sonho de se formar. Aproveite sua pontuação no exame e inscreva-se em uma educação de qualidade.
Como são os exames do Encceja?
Uma grande diferença entre o Enem e o Encceja é o foco. Portanto, é, em média, até 50% a mais do que as provas do exame nacional do ensino médio. Encceja centra-se no conhecimento geral e interpretação dos textos dos participantes, tendo também em conta fatores como a sua relação com a sociedade.
As provas são aplicadas no mesmo dia , geralmente um, mas em dois turnos diferentes : manhã e tarde. São 30 questões objetivas, com quatro alternativas, cada uma das equipes, além do escrever uma redação. As disciplinas são divididas entre os dois exames , dependendo do tipo de certificação buscada.
No ato da inscrição, o participante deverá optar pela comprovação do ensino fundamental ou médio. Os domínios de conhecimento são divididos da maneira que vemos abaixo.
- Ensino Fundamental:
- Turma da manhã: Matemática e Ciências Naturais.
- Turno da tarde: Língua portuguesa, língua estrangeira, educação física, história, geografia e redação.
- Ensino Médio:
- Equipe da manhã: Matemática e suas tecnologias, Ciências naturais e suas tecnologias.
- Equipe da tarde: Escritos, Ciências Humanas e suas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Para ser aprovado, o candidato deve tirar nota mínima de 5 na redação, de um total de 10 pontos. A partir de a pontuação máxima de 200 pontos atribuída a cada domínio de conhecimento , deve-se atingir o mínimo de 100. Ou seja, para cada fatia de 30 questões do domínio, o candidato deve obter pelo menos 12 boas
Para ajudar ainda mais o participante, o Encceja ainda permite a apresentação de certificados de competência. Isso significa que está tudo bem se você não se sair bem em todas as áreas do conhecimento na primeira vez.
No próximo ano podes refazer o exame e fazer o exame do ano anterior, comprovando que já obtiveste uma nota mínima numa determinada área. Assim você não precisa estudar todas as disciplinas de uma vez e pode participar respondendo apenas as áreas em que precisa de nota.
Com determinação, é possível obter com sucesso a certificação sem muito aborrecimento.
Certificado do Encceja
Ao obter a nota mínima, o candidato tem o direito de retirar seu certificado de conclusão primário ou Encceja. Basta se dirigir à secretaria nacional de educação da sua cidade ou a qualquer estabelecimento do Inep.
Se você mora no exterior, a certidão deve ser retirada na embaixada ou consulado do país onde você mora, uma vez enviada pelo Ministério das Relações Exteriores. Em caso de dúvidas, o site do Inep disponibiliza esclarecimentos sobre os documentos, certidões, gravações, etc.
Novas Regras para se Inscrever no Encceja 2024
A equipe de redação do ENCCEJA.NET é composta por especialistas em vestibulares, sempre buscando os melhores conteúdos atualizados, o site é o pioneiro com dicas para o Encceja e está no ar desde 2010, nesse período ajudamos milhares de pessoas a conseguir aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
Se gostou, curta e compartilhe: